Como melhorar os treinos para as provas

10 DE ABRIL DE 2020  

Toda preparação para provas de corrida de montanha tem base na disciplina, no foco e na disposição do atleta. Existem várias etapas a serem cumpridas até que a prova chegue, assim como treinos específicos. Além, é claro, da necessidade de se dedicar aos treinos de força, que são essenciais para evitar lesões.

Mas o que fazer para melhorar os treinos quando você tem uma prova-alvo? Indicamos seis atitudes que farão com que você faça provas muito melhores.

1. Faça treinos em subidas para ganhar mais resistência para a trilha. O ideal é treinar subidas em trilhas, terra e grama. Mas, na falta, opte por escadarias ou, até mesmo, pelo asfalto.

 

2. Aposte em exercícios de propriocepção para fortalecer a região do tornozelo e evitar lesões. E faça, também, treinos de musculação e exercícios funcionais para preparar a musculatura para toda exigência que sofrerá na corrida de montanha.

 

3. Caso a prova seja longa, faça treinos com grandes rodagens para ganhar volume na corrida e poder adquirir resistência. Nesse caso, no entanto, você já deve ter na bagagem experiência com provas menores, seja de trail ou no asfalto.

 

4. Aumente as distâncias percorridas nos treinos aos poucos e na hora certa para não causar nenhum tipo de estresse às articulações, o que certamente fará com que você tenha de parar por conta de lesões.

 

5. É importante fazer treinos outdoor, pois são eles que fazem com que você vivencie situações reais de provas de trilhas.

 

6. Aproveite a sensação de bem-estar que vem após o treino para continuar motivado. O contato com a natureza, o desafio de superar suas dificuldades e aquelas encontradas no terreno tornam as corridas de montanha ainda mais desafiadoras.

 

(Fonte: Marcelo Sinoca, especialista em ultramaratona e atleta de trail run da The North Face Brasil)

©2018 - Todos os direitos reservados a G2 Esportes e Eventos.